Formas em malha quadriculada

Para ajudar minha pequena de 4 anos a fixar os nomes das formas geométricas planas, montei uma malha quadriculada utilizando um pedaço de espuma fenólica e palitos de fósforos. Essas espumas são aquelas usadas em arranjos florais e facilmente encontradas em lojas agrícolas. Em cada encontro de linhas, cravei um palito de fósforo emborcado.

Fósforos na espuma fenólica

Fósforos na espuma fenólica

Usando um pedaço de barbante, minha pequena desenhou quadrados, retângulos, triângulos, trapézios, pentágonos, etc em vários tamanhos. Começamos fazendo algumas formas e ela copiando ao lado; depois a deixei livre para desenhar outras formas, sempre incentivando-a a nomear as figuras. Só não deu para fazer círculos… A malha é uma boa opção para ensinar a desenhar estrelas.

Minha pequena fazendo um retângulo

Minha pequena fazendo um retângulo

Outra opção seria usar folha de isopor. Na minha opinião, tanto uma quanto a outra se desfazem facilmente, mas o isopor suja mais.

No próximo post publicarei outra atividade sobre formas geométricas planas. Essa outra será um pouco mais artística. Até.

  • Emanuelle, o site que você recomendou é muito bom mesmo.
    As coisas são baratas se comparadas a outros produtos e ainda ajuda a associação Cristã. Assim que tivermos um dinheiro sobrando encomendaremos algumas coisas que vimos. Obrigado pela recomendação.

  • Emanuelle

    O art gravatá vende um geoplano legal: <>.

  • Oi Gabriely,

    E eu também não teria pensado nessa ideia. Muito obrigado pela sugestão. É algo barato e fácil de fazer e infinitamente mais durável.

  • Gabriely Cruvinel Carneiro

    Obrigada por compartilhar! Na época em que eu comecei a estudar geometria na escola, eu tinha um pedaço quadrado (talvez 20×20) de madeira com pregos. Talvez seja a opção mais durável. Eu nunca me lembraria disso se não lesse isso aqui, rs…