Virtudes

O livro de religião da filha de uma amiga minha me inspirou a dedicar um pouco do tempo com meus filhos falando sobre algumas virtudes.

Aprendendo a pensar de Jam Black, publicado no Brasil pela Associação Internacional de Escolas Cristãs, não me agrada muito: o conteúdo é demasiadamente focado no Antigo Testamento, as ilustrações não são nada atraentes e muitas atividades se baseiam no âmbito escolar e dependem de recursos extras.

Depois de Sabedoria, Obedi^encia, Zelo e Gratid~ao, abordaremos Organiza'c~ao

As virtudes da Sabedoria, Obediência, Zelo e Gratidão.

Porém, ele me conquistou ao propor às crianças o estudo e a prática de 15 virtudes. Como meus filhos já têm uma vivência dentro da igreja e razoável conhecimento (infantil) da Bíblia, explorar essas qualidades seria novidade.

Decidi explorar cada virtude em três encontros. Para a apresentação do tema, suscito breve discussão e no fim confeccionamos um cartaz, sempre usando técnicas diferentes, que será exposto num canto da casa por um tempo. Num segundo encontro, dou exemplo de alguém, seja figura bíblica ou santo(a), que tenha sido modelo de tal qualidade. Depois de narrar a biografia brevemente, vemos imagens (fotos ou ilustrações) em livros ou na web. Na terceira-e última-vez que tratamos do tema, busco mostrar a necessidade da qualidade e as graças que sua aplicação pode trazer para a vida deles e de outros.

Para a virtude da Organização, nada melhor do que ordenar as letras.

Para a virtude da Organização, nada melhor do que ordenar as letras.

Esses momentos são especiais para mim por dois principais motivos. Primeiro, eu posso dar uma mensagem cristã e educá-los para serem adultos decentes. Segundo, eu vislumbro a reflexão de cada um a respeito deles mesmos e o impacto de suas atitudes perante à família e os outros. E isso não tem preço!

  • Obrigado pela indicao Lilian.

  • Lilian

    Olá,

    Tem também O Livro dos Heróis para Criança. Outro livro muito bom que ensina virtudes pelo exemplo é o “Coração”. É um livro encantador.
    (http://editora.cosacnaify.com.br/ObraSinopse/11480/Cora%C3%A7%C3%A3o.aspx)
    Lílian

  • Felipe Costa

    Olá Gabriely,

    Obrigado pela indicação. Ainda não conheço os livros mas certamente irei atrás.
    Sempre que puder contribua com suas indicações.
    Abraço,
    Felipe

  • Gabriely Cruvinel Carneiro

    Oi Felipe. Eu sou Gabriely, do grupo homeschooling católico.
    Adorei as ideias para ensinar as virtudes! Eu só queria deixar uma dica (talvez você e sua esposa já conheçam)… Há dois excelentes livros que se chamam: O livro das virtudes e O livro das virtudes (II – Compasso moral), ambos do mesmo autor, William J. Bennett. São histórias (lindas) que ilustram bem cada virtude! E esse mesmo autor reuniu algumas principais histórias em dois livros chamados: O Livro das Virtudes para Crianças e O Livro da Fé para Crianças. O Livro da Fé eu ainda não tenho, mas já vi e todos têm ilustrações belíssimas! Esses eu recomendo.