Regras de trânsito usando mapa

Chegamos na unidade sobre as regras de trânsito e percebi que o assunto é um dos mais longos – são páginas e páginas nos livros das crianças dedicadas ao tema. E como não poderia deixar de ser, eu também quis elaborar uns exercícios. Selecionei o “mapa interativo”.

Aproveitei um mapa que tínhamos usado numa atividade de inglês

Aproveitei um mapa que tínhamos usado numa atividade de inglês

Sentados no chão

Eu já tinha tudo o que precisava em casa: um mapa bem simples que havia desenhado semanas antes para uma atividade de inglês e plaquinhas de trânsito de um kit polícia/bombeiro. Juntei tudo, chamei meus pequenos e pronto! Pedi às crianças que posicionassem as placas no mapa e explicassem suas razões. Lentamente, eles iam escolhendo as placas, lembrando seus significados e decidindo lugares para elas.

Pequenos posicionando semáforo e placas no mapa.

Pequenos posicionando semáforo e placas no mapa.

E se tem algo que não falta a nenhuma criança é imaginação. De repente, meu filho pegou uma caneta e criou um buraco na rua Pedro I, colocou placas de aviso e redirecionou o trânsito naquela rua. Ele se achava o próprio guarda! Pode?

No meio do caminho tinha um buraco. Ou era uma pedra?

“No meio do caminho tinha um buraco,” falou meu filho. Mas não era uma pedra?

Observação é primordial no trânsito

Minha menina, que já é mais observadora, percebeu que as ruas não estavam devidamente sinalizadas e também pegou uma caneta e desenhou faixas nas ruas, inclusive uma para pedestres na R. Música Show para facilitar o acesso à praça. Aliás, foram eles que escolheram os nomes das ruas! Tinha a Av. Parafuso Torto, R. Machado Quebrado, R. Vírus Anti-Ebola e a R. Guerreiro Gagueja, para citar as mais ‘criativas’.

Minha pequena lembrou que também há sinalização desenhada nas ruas

Minha pequena lembrou que também há sinalização desenhada nas ruas

No próximo post, vou mostrar o exame de direção! Não perca.