Uma das formas eficazes que uso para entreter os menores por alguns bons minutos é colocá-los para desenhar sentados no chão. Para isso, prendo uma folha de papel 40kg ou de cartolina com fita adesiva e libero a caixa de lápis de cor ou a de giz de cera ou a de canetinhas (pinceis). E deixo-os livres.

Preparando a atividade: quem joga os lápis no chão?
Preparando a atividade: quem joga os lápis no chão?

Sugestões de Variações

Normalmente, os pequenos gastam até 20 minutes nessa atividade, mas já chegaram a ficar mais tempo. Na minha experiência, qualquer pequena alteração nessa brincadeira torna-se uma grande novidade e, consequentemente, mais atraente às crianças.

Eis alguns exemplos de mudanças de impacto:

  • usar fitas adesivas coloridas;
  • colocar dois, três ou até quatro folhas no chão uma colada à outra, aumentando consideravelmente o espaço para desenho;
  • colocar dois, três ou até quatro folhas no chão separadas umas das outras, em pontos diferentes do ambiente;
  • imprimir imagens e grudá-las no chão para as crianças colorirem.
Cartolina ficou pequena para tantas mãozinhas
Cartolina ficou pequena para tantas mãozinhas

Outros Propósitos

Além de servir para mero entretenimento, essa atividade pode certamente ser adaptada para outros fins, como na revisão de algum assunto (transportes, animais, vegetais, etc) ou para a prática de técnicas de arte (aquarela, formas geométricas, colagem, etc). Só precisa ter em mente que quanto mais elaborada for a atividade, a supervisão de adultos se fará mais necessária.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.