Começamos recentemente a rever e aprofundar o tema “Vegetais” em Ciências. Seguindo a sugestão do livro didático que usamos, decidi iniciar relembrando os ambientes em que as plantas vivem. Lemos o texto proposto, conversamos a respeito das fotos contidas nas páginas do livro, e finalizamos esse primeiro encontro fazendo uma atividade de colagem.

Cartaz antes da colagem
Cartaz antes da colagem

Numa cartolina, colei ilustrações de diferentes ambientes e os identifiquei. Nas laterais desse cartaz, usei prendedores de roupa para segurar os recortes das plantas que deveriam ser coladas no seu devido habitat. Tinha um girassol, um coqueiro, uma alga, uma vitória-régia, um cacto e um pinheiro.

Detalhe dos prendedores segurando as plantinhas que seriam coladas
Detalhe dos prendedores segurando as plantinhas que seriam coladas
Meu filhão lendo as legendas para as irmãs
Meu filhão lendo as legendas para as irmãs

Antes da colagem, instiguei a participação de todos perguntando que lugares eram aqueles, como era o clima nesses lugares, em quais deles eles já estiveram, etc. Então, mostrei os recortes das plantas. Cada um deles deveria pegar uma planta, identificá-la, dizer que ambiente era mais adequado para ela e finalmente colá-la.

"O coqueiro fica na praia", diz a de 3 anos.
“O coqueiro fica na praia”, diz a de 3 anos.

O resultado pode ser visto na foto abaixo. Eles curtiram tanto que o cartaz está em exposição até hoje. Intacto!

Todos orgulhosos do trabalho de equipe.
Todos orgulhosos do trabalho em equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.