Nossas aulinhas sobre as regras de trânsito encerraram com um exame de direção. Era o nosso último teste no processo de aquisição da CNH Mirim de Brincadeirinha.

Todos esperavam esse dia ansiosamente, pois eles já haviam realizados as outras fases do processo dias antes: o teste psico-motor (andar sobre linhas) e o teste de legislação (achar erros numa figura).

Início do percurso: atenção à sinalização
Início do percurso: atenção à sinalização

O grande dia

Cada um pegou um veículo autorizado (skate, velocípede ou patinete) e se dirigiram para o ponto de largada do percurso: o banheiro da mamãe! Então, um a um, eles iniciaram seus percursos e respondiam às minhas perguntas sobre as sinalizações (que eu já havia espalhado pelas paredes de casa!)  “O que significa esse triângulo?”, eu indagava. E eles diziam “deixar o outro passar.” “E agora? O que você tem que fazer quando vê essa placa?” eu questionava. E eles respondiam, “não pode passar na frente. Tem que esperar.” Claro que o mais velho já compreendia melhor e ia respondendo tudo… Precisei interrompê-lo algumas vezes para que as meninas também mostrassem que sabiam.

Proibida a ultrapassagem
Proibida a ultrapassagem

Em todo canto da casa tinha placas. Na sala, entre os sofás, inventei uma faixa para pedestres, e o batente da porta se transformou numa lombada. Quando viam, “proibido dobras à esquerda,” eles iam para a direita. Se enxergavam placas de velocidade máxima, eles se apressavam ou retardavam, dependendo de quão rápido eles iam. Enfim, foi bem divertido!

Enfim, condutores licenciados

Ao final do percurso, que encerrava com placas de estacionamento permitido num canto da sala, eles tiraram suas fotos 3×4. E assim como acontece na vida real, a carteira mesmo só veio dias depois. Imprimi desenhos de CNH e suas fotos, pedi para eles assinarem e finalmente melarem seus polegares numa esponja embebida em tinta para marcarem suas digitais. Uma vez que tudo estava finalizado, eles obtiveram as carteiras. Orgulhosas das suas conquistas, as meninas de 3 e 5 anos mostram suas cartas de condução a todas as visitas que aqui chegam.

CNH Mirim: categoria H - Licença para dirigir velocípedes, patins, patinetes, bicicletas e afins.
CNH Mirim: categoria H – Licença para dirigir velocípedes, patins, patinetes, bicicletas e afins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.