Praticando palavras de localização com o tema Universo

Depois de fazer muitos exercícios em folha, decidi encerrar o assunto sobre localização com atividades mais atraentes, que envolviam figuras de um determinado tema no chão.

Começamos explorando o universo. Imprimi várias figuras relacionadas ao tema, posicionei-as no chão de modo que meu filho pudesse usar as palavras que vínhamos aprendendo. Cobri as figuras com uma toalha de plástico transparente para protegê-las e também para as crianças poderem se movimentar sobre elas. Foi uma atividade bem controlada. Mas logo terminamos e ele começou a brincar com seus irmãos. “Onde eu tô?,” perguntava ele e os outros respondiam: “Em cima do planeta.” E foram inventando coisas…

No fundo do mar

Praticando palavras de localização com tema Fundo do Mar

No dia seguinte, variamos o tema – dessa vez exploramos o fundo do mar – e também mudamos a atividade, ainda que levemente. Dessa vez, dispus figuras das algas e animais sobre a superfície e pedi para ele posicionar o mergulhador, a âncora e o leme aonde eu pedia. Alguns exemplos estão abaixo. Novamente, a atividade era bem controlada, mas ele mais uma vez pediu para continuar “brincando” com seus irmãos.

Mergulhador de frente para um tubarão
Mergulhador de frente para um tubarão
Leme entre duas arraias
Leme entre duas arraias
Âncora no meio das águas-vivas
Âncora no meio/centro das águas-vivas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.