Slideshow em processo
Uma equipe terminando de montar sua apresentação sobre as 7 maravilhas do mundo

Dois finais de semana atrás, ainda na quaresma, busquei ocupar meus filhos mais velhos de uma maneira relativamente nova: fazer pesquisa sobre um tema e apresentá-lo para a família.

Na verdade, quando tive a ideia eu já a concebi como um projeto para ser realizado por duplas ou trios uma vez por mês. Eu realmente queria que se fosse algo constante.

Dividi os pequenos em duas equipes mesclando os maiores com os menores e cada time sorteou um tópico. Os grupos deveriam pesquisar e preencher algumas informações sobre o tema sorteado, além de apresentar à família o resultado de suas pesquisas em mural ou powerpoint ou Google Drive. Eu panejava ajudar nessa fase da apresentação. Porém, para minha surpresa, não foi necessário porque eles já sabiam usar essas ferramentas muito bem.

Uma equipe pesquisou sobre “As 7 maravilhas do mundo atual” e o outro sobre “Os 7 países mais populosos do mundo.” Para quem quiser ter uma melhor ideia, as folhas avulsas onde descrevi as tarefas de ambos os temas estão disponíveis para download no final desse post.

O resultado foi além das minhas expectativas. Eles fizeram apresentações de slideshows com introdução, imagens em cada slide e uniformidade na entrega das informações. E minha pequena de 11 anos arrasou na apresentação oral. Ela apresentou sua equipe (formada pela de 8 anos, o de 7 anos e o de 6 anos!), expôs as dificuldades que enfrentaram (além do grupo muito novinho, eles tiveram somente 1 computador a sua disposição, enquanto o outro time teve 2). Ela também motivou e ajudou os menores a exporem as informações de pelo menos 1 país cada um. Eu vi ali uma futura comunicadora.

No dia seguinte, explorei novamente o tema das 7 maravilhas do mundo. Usei para praticar contagem de 1-7 com o de 6 anos, imprimi uma imagem com desenhos das construções para a minha de 4 anos colorir e terminamos com um rápido joguinho de memória (um slideshow contendo imagens de várias construções famosas que eles, os pequenos, deveriam dizer se eram uma das 7 maravilhas ou não).

E tenho muitas ideias para o Projeto Entre Irmãos do próximo mês. Pode ser sobre os diferentes tipos de clima e de vegetação, luz e som, as camadas do solo e da atmosfera, o surgimento e o desenvolvimento da escrita e da matemática, uma breve história das artes plásticas e da música, figuras históricas de uma mesma época ou de uma mesma área. Enfim, assunto é que não falta.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.