Chegamos na unidade sobre as regras de trânsito e percebi que o assunto é um dos mais longos – são páginas e páginas nos livros das crianças dedicadas ao tema. E como não poderia deixar de ser, eu também quis elaborar uns exercícios. Selecionei o “mapa interativo”.

Sentados no chão
Eu já tinha tudo o que precisava em casa: um mapa bem simples que havia desenhado semanas antes para uma atividade de inglês e plaquinhas de trânsito de um kit polícia/bombeiro. Juntei tudo, chamei meus pequenos e pronto! Pedi às crianças que posicionassem as placas no mapa e explicassem suas razões. Lentamente, eles iam escolhendo as placas, lembrando seus significados e decidindo lugares para elas.

E se tem algo que não falta a nenhuma criança é imaginação. De repente, meu filho pegou uma caneta e criou um buraco na rua Pedro I, colocou placas de aviso e redirecionou o trânsito naquela rua. Ele se achava o próprio guarda! Pode?

Observação é primordial no trânsito
Minha menina, que já é mais observadora, percebeu que as ruas não estavam devidamente sinalizadas e também pegou uma caneta e desenhou faixas nas ruas, inclusive uma para pedestres na R. Música Show para facilitar o acesso à praça. Aliás, foram eles que escolheram os nomes das ruas! Tinha a Av. Parafuso Torto, R. Machado Quebrado, R. Vírus Anti-Ebola e a R. Guerreiro Gagueja, para citar as mais ‘criativas’.

No próximo post, vou mostrar o exame de direção! Não perca.