A atividade a seguir serviu de apresentação da unidade sobre meios de transportes.
Inicialmente, dispus vários brinquedos no chão e pedi às crianças que agrupassem os objetos que se “pareciam”. Eles, então, surgiram com os grupos dos ‘bonecos’, dos ‘jogos’ e dos ‘meios de transporte’, tudo dentro do planejado.

Daí, prossegui incentivando-os a relembrarem o que sabiam a respeito de transporte. Eles comentaram sobre carros legais, sinalização, congestionamento e, olhando para os brinquedos, mencionaram os diferentes tipos de locomoção. Era o que eu precisava para seguir com o planejamento.

Mostrei a eles recortes de papel em formatos de rua, nuvem e mar e requisitei que colocassem os brinquedos nos seus devidos lugares (foto acima). Isso permitiu a categorização de outros meios de transporte que, mais tarde, eles desenhariam nos recortes (fotos abaixo). Ou pelo menos, um pedaço deles. Quando questionei minha filha de 3 anos sobre um traço que ela tinha desenhado no papel azul da água, ela me respondeu “é o casco do navio porque ele fica fora da água, né?”


Ainda lembramos dos meios de transportes que já havíamos usado e conversamos sobre o mais legal, o mais rápido, um que eles ainda não usaram e gostariam de usar, etc.
Finalizamos brincando no quintal com transportes de papel num belo final de tarde. Pena que o barquinho se desfez antes que eu pudesse tirar a foto…
