Meus primeiros filhos foram alfabetizados pelo método silábico, mas a segunda leva (do quarto em diante) foi ou está sendo alfabetizada pelo método fônico. A atividade que publico hoje segue esse método. E eu faço muuuuuuitas vezes.

A atividade consiste em levar a criança ler uma palavra que está escondida, som por som, conforme as letras vão sendo reveladas. Para isso, eu confecciono um envelope de cor escura com abertura lateral e várias fichas com as palavras. As palavras devem ser escritas com suas letras espaçadas para facilitar o manuseio. Linhas pontilhadas entre as letras indicam a pausa na leitura.

Dou as instruções de como fazer e meus filhos têm a liberdade de manusear o envelope e as cartas conforme seus ritmos. Eles vão, assim, construindo a palavra juntando os sons das letras. /b-b-b/,/oooooo/… até formar “BOCA”, por exemplo.

Finalizo com um exercício de reforço onde constam duas colunas, uma com as mesmas palavras e outra com figuras correspondentes. A criança terá que ler as palavras novamente e ligá-las às suas figuras.

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