Ano passado apresentamos o alfabeto* em letras de forma para nossa filha. Para esse ano planejamos reapresentar o alfabeto em letra cursiva e acrescentar o cedilha, dígrafos e todo o restante. No tempo de transição, passamos algumas semanas revisando o aprendido antes de iniciarmos a cursiva.

Uma das atividades de revisão, foi o Cartaz de Frutas. Começamos conversando sobre as frutas: nomeamos, descrevemos sabores, expressamos gostos, etc. Então, mostrei uma lista com os nomes das frutas em pequenos recortes de adesivo, onde uma sílaba estava destacada de vermelho. Pedi para a minha pequena escolher uma palavra, ler em voz alta, identificar a fruta e colar o adesivo em cima da fruta correspondente.

Minha intenção ao destacar uma sílaba era dar uma pista, observar sua agilidade de raciocínio, e, ao término, relembrá-la do tanto que ela já sabia. Se em ‘abacaxi’ ressaltei o ‘xi’, depois repassávamos o ‘xa, xe, xo, xu’ pensando em outras palavras.

*Para terminar, gostaria de esclarecer algo: quando digo ‘o alfabeto’, quero, na verdade, dizer ‘as sílabas’, pois não ensinamos “b+a”, mas simplesmente “ba”.