Recorto exercícios dos livros e monto a folha como quero

Livros didáticos antigos ou usados são bom recurso de exercícios. Nem sempre gosto dos textos ou dos tipos de exercício, mas sempre há algo que pode ser adaptado ou totalmente transformado e reaproveitado.

Às vezes preciso apagar as respostas. Outras vezes junto exercícios de livros diferentes. Normalmente faço da folha de exercícios como uma guia de atividades que envolvem percepção, compreensão, fala, leitura, escrita e até mesmo exercício físico. Depende somente do que quero.

No exemplo de hoje, eu explorei P e B e seus fonemas e a apresentação dos exercícios cativou meu filho. Eu dobrei a folha de forma que meu filho pudesse ver só uma atividade ou exercício por vez, como mostram as figuras abaixo.

Isso me permitiu explorar cada ponto que eu havia planejado com calma, pois meu filho não se distraía com outras figuras nem buscava as respostas em outras partes da folha. O mistério também o atraía, pois a cada virada ele se surpreendia com algo e via que havia um desenvolvimento do assunto. Na minha experiência, esse tipo de abordagem é de grande valia, particularmente com crianças pequenas, que são ansiosas e curiosas de natureza.

2 Replies to “Aproveitando livros didáticos usados”

  1. Eu sou adepta ao reaproveitamento de tudo. Tenho muitos livros didáticos novos e usados que aproveito também. Mas para criar jogos e brincadeiras. Amei a dica de reaproveita-los também na construção de outro livro com foco no que quero estimular. Amo seu BLOG. Obrigada por compartilhar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.