Como comentei no post anterior, o nosso estudo do alfabeto também incluiu uma atividade que associava grafia à pronúncia das letras (e não ao seus nomes). É bem divertida!

Copos espalhados no chão prontos para serem pisoteados
Copos com as letras do alfabeto espalhados no chão prontos para serem pisoteados

Peguei um copo descartável para cada consoante do alfabelo (por enquanto, não incluo k, w, e y) e escrevi no fundo de cada copo uma consoante. Depois, os espalhei pelo chão emborcados, de modo que as letras ficassem à mostra. Chamei minha pequena aprendiz e avisei que eu faria um som e que ela deveria pisar o copo que tivesse a letra representativa daquele som. Essa ênfase na relação som-grafia ajuda na distinção de letras com pronúncias semelhantes e que comumente causam confusão, como p/b, t/d, m/n, f/v, j/x, s/z.

Ao sinal do som sibilante da letra "s", minha filha a amassa com uma pisada certeira.
Ao sinal do som sibilante da letra “s”, minha filha amassa o copo com uma pisada certeira.

Minha pequena a-do-rou! Começou pisando firme, porém logo passou a se jogar em cima dos copos esmagando-os com saltos a la kung fu. Não demorou muito e seus irmãos apareceram para “brincar” também. Penso que dado um bom intervalo, essa atividade sempre diverte. Já fizemos essa brincadeira para aprender os números, tanto em português como em inglês.

Para os próximos posts, buscarei descrever atividades de outras disciplinas.

2 Replies to “Consoantes com copos descartáveis”

  1. Olá Débora,
    Obrigado pelo comentário. Se possível nos fale sobre como foi o resultado da sua atividade. E inscreva-se na nossa lista para receber as atualizações.

    Abraço,

    Felipe

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