A atividade de retorno foi uma revisão simples e legal de aspectos do português estudados pelos meus filhos de 7 e 8 anos nos últimos meses. Consistia em colar corretamente etiquetas adesivas de partes do corpo numa “estátua” (no caso, uma irmã).

Preparação e Pré-atividade

Partes do corpo em etiquetas adesivas
Partes do corpo em etiquetas adesivas com lacunas para serem preenchidas.

Escolhi 30 partes do corpo e escrevi cada uma em uma etiqueta adesiva. Como queria revisar alguns assuntos já estudados, como t/d, p/b, C-cedilha, encontros consonantais e dígrafos, priorizei partes do corpo cujos nomes serviam ao meu propósito e as escrevi deixando lacunas para que meus filhos completassem. Por exemplo: umBigo, omBRo, oLHo e pescoÇo.

Crianças completam as partes do corpo com as letras que faltam
Fiz 2 sets: 30 partes do corpo para cada criança.

A brincadeira

Colagem das etiquetas no corpo
Cada etiqueta é colada no lugar indicado.

Uma vez terminada e corrigida a atividade de completar as lacunas, partimos para a brincadeira: a criança deveria colar as 30 etiquetas nas partes do corpo correspondentes de uma “estátua”.

Poderia fazer da brincadeira uma competição premiando quem terminasse a colagem primeiro ou quem cometesse menos erros, mas decidi premiar todos para retomarmos as atividades positivamente, sem frustrações. Acho que consegui.

Colagem das etiquetas no corpo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.