Roleta para praticar Encontro Consonantal

Para rever encontros consonantais com -R (br, cr, dr, fr, gr, pr, tr e vr) decidi por fazer algo inesperado: brincar de roleta! A ideia era ter uma lista de palavras para serem completadas com o devido encontro consonantal numa competição.

O plano inicial consistia em relacionar uma palavra para cada número (1-36), mas achei que atrapalharia se por um acaso algum número saísse mais de uma vez. Eu teria que ter cartas extras para substituição. Com queria algo mais ágil, optei por separar as palavras em vermelho e preto, que são as cores dos números da roleta. Fiz as pilhas de cartas viradas para baixo e, conforme a cor do número onde a bolinha parasse, a criança deveria pegar uma carta da mesma cor. Outra coisa: uma vez que a carta era tirada da sua pilha, eu começa a contar o tempo para a resposta, apenas 8 segundos.

As crianças curtiram bastante. Das 36 cartas somente 4 não foram completadas dentro do tempo dado. E quando a pilha das cartas pretas acabou, distribuí as vermelhas nos dois grupos. Aquele que completasse as palavras em menos tempo, ganhava um ponto. No fim, o ganhador ganhou um chiclete.

Dessa última atividade, surgiu a ideia para a brincadeira do dia seguinte, quando revimos os encontros consonantais com -L e que pretendo publicar amanhã.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.