Dias depois, relembrando as três possíveis posições, voltamos aos copos para uma atividade de ordenação (não precisa ser necessariamente copos, muito menos descartáveis, pois não serão amassados). Peguei 4 copos, 3 deles iguais e um diferente, cada um representando uma sílaba. Depois, criei uma simples tabela numa folha A4 com as indicações das 3 posições.

Meu filho posicionando os copos para a palavra "fácil"
Meu filho posicionando os copos para a palavra “fácil”…
...e para a palavra "abóbora".
…e para a palavra “abóbora”.

Nessa atividade, após escutar uma palavra, ele deveria posicionar cada copo no seu devido lugar separando as sílabas corretamente e dando atenção ao copo diferente, que indicava a sílaba tônica.

Uma variação da atividade é inverter os papeis: você posiciona os copos e a criança dá um exemplo. Meu filho se sentiu mais desafiado com essa troca de tarefas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.