Muitos anos atrás, fiz uma brincadeira com meu filho mais velho que consistia em amassar copos descartáveis que continham as sílabas tônicas de palavras. Recentemente reapliquei a brincadeira com minhas filhas que estão revisando acentuação. Dessa vez, numa versão melhorada, foi igualmente um sucesso.

Tudo começou com uma seleção de 30 palavras (10 oxítonas, 10 paroxítonas e 10 proparoxítonas), que escrevi em pedaços de papel para que cada uma das pequenas sorteassem 15.

Palavras para sorteio em atividade com sílabas tônicas

Então, cada uma deveria escrever as sílabas das palavras no lado de fora do fundo dos copos descartáveis; cada copo emborcado, uma sílaba. Elas deveriam realizar essa parte da tarefa individualmente e somente depois de terminada poderiam pedir ajuda uma da outra.

Em seguida, elas deveriam dispor os copos formando as palavras, uma atrás da outra, de modo que cada palavra ocupasse uma fileira.

Aí sim, viria a parte mais divertida: ler a palavra em voz alta (bem alta) e amassar com vontade o copo que continha a sílaba tônica de cada palavra. Elas realizaram a tarefa com gosto! Experimentaram amassar com o pé, mas acabaram preferindo fazê-lo com as mãos. O resultado foi super-positivo: revisamos separação de sílabas e identificação das tônicas.

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