Para maximizar a compreensão e retenção do conceito de substantivo e a diferença entre os comuns e os próprios, eu fiz duas atividades com meu filho. Aqui mostro a primeira.

Selecionei imagens no browser do meu celular e deixei cada imagem aberta numa página (tab) de modo que eu pudesse ir de uma imagem à outra com facilidade. Um carro Ferrari, o rato Mickey Mouse e o Rio Amazonas são três dentre dez imagens que escolhi. Então, pedi para que ele identificasse as figuras usando ambos os tipos de substantivos. Por exemplo: ao ver a imagem do nosso planeta, ele disse “planeta” sendo o substantivo comum e “Terra” o substantivo próprio.

Eu o encorajei a dar mais de uma respostas para algumas imagens. Quando mostrei o Cristo Redentor, ele disse “cidade / Rio de Janeiro.” Mas depois que eu perguntei sobre o monumento em si, ele respondeu “estátua / Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.”
Uma vez terminada a sequência de imagens, pedi para ele fazer o mesmo preenchendo uma tabela no caderno. Muito simples, não? Mas somente o fato dele poder manusear meu celular foi o suficiente para despertar seu interesse. Amanhã sai a outra atividade.