Conforme o ano letivo vai atingindo seu fim, meu filho continua avançando no aprendizado dos substantivos. Depois de estudar Comuns X Próprios (com celular e com cartas) e as formas do plural, seguimos para substantivos Femininos X Masculinos. A atividade que publico nesse post segue o mesmo início que usei na apresentação das formas do plural.
Jogador/jogadora, mas espião/espiã

Já aproveitando (e averiguando) o conhecimento prévio que meu filho tinha de sua língua materna, pedi que ele escrevesse a forma feminina de alguns substantivos em pequenos cartões, como mostra a foto acima. Busquei selecionar os substantivos cuidadosamente para garantir uma mistura das possíveis formas de derivações.
Quando ele terminou esse exercício, verifiquei se todas as palavras femininas estavam escritas corretamente sem tecer qualquer tipo de comentário ou correção porque logo em seguida eu o levaria a perceber as diferenças num exercício de categorização.

O que acontece com as palavras?
Para a realização do exercício de categorização, peguei copos descartáveis e escrevi muito sucintamente as possíveis construções dos substantivos femininos. Portanto, em um copo, por exemplo, escrevi “+a” para indicar que alguns substantivos femininos são formados mediante mero acréscimo do “a” aos seus equivalentes masculinos, como é o caso de “doutor / doutora”.

Meu filho realizou a atividade sem qualquer interferência minha e pôde, sozinho, categorizar todos os substantivos (cometeu apenas 1 erro). Depois, ele próprio conseguiu explicar cada caso usando os cartões como exemplos.
A prática leva à perfeição

Terminamos essa sequência de atividades com um exercício escrito que chamei de “teia de aranha”. Numa folha avulsa, dispus num círculo novos pares de substantivos masculinos e femininos de maneira desordenada e pedi para que ele ligasse os pares, cada par de uma cor. O resultado se assemelha a uma teia de aranha com as cores dando um toque especial. Esse exercício está disponível em pdf gratuitamente aqui.
Pretendo publicar uma brincadeira ainda dentro desse assunto em breve. Se você conhece alguma atividade legal ou tem alguma experiência interessante na aplicação de atividades desse assunto, deixe um comentário. Tchau!