A atividade de reforço que se seguiu à apresentação e prática inicial dos substantivos masculinos e femininos foi uma brincadeira que mais lembra o homem-aranha escalando um prédio.
A preparação

Novamente, a atividade começava com a escrita das formas femininas de substantivos masculinos. Dessa vez, porém, em vez de escrever no mesmo cartão, ele escrevia os substantivos femininos em outros cartões e de outra cor. Ao final dessa tarefa, checamos se estava tudo correto.

Para dar continuidade, pedi para ele se retirar. Acrescentei novos pares (que eu já havia confeccionado antes) e prendi os cartões numa parede com fita durex simples da seguinte forma: todos os cartões de palavras masculinas ficaram numa área superior e todos os cartões com as femininas numa área inferior (como mostra a foto acima).
A execução
Chamei meu filhão de volta e expliquei que ele deveria me mostrar os pares de substantivos masculinos e femininos, tocando ambas as formas ao mesmo tempo, os primeiros usando as mãos e os do segundo grupo, usando os pés. Espalhei bem, prestando sempre atenção à distância dos pares, porque queria que meu filho precisasse tanto se esticar quanto se encolher. O tchan da tarefa ficou por conta do tempo: após a formação dos três primeiros pares, impus um tempo limite como desafio. Isso fez ele testar sua memória, como também a agilidade de raciocínio, pois havia novos pares, que ele precisou intuir para poder posicionar-se.
