Meus filhos de 6 e 7 anos ainda pronunciam ou erram a construção de algumas palavras e expressões. E outro dia observei que algumas deles se referem à localização das coisas. Eles dizem, por exemplo, “em trás” e “em dentro”; e no conheciam a preposição “entre”. Logo resolvi abordar essas palavras como nosso próximo tópico de estudo.

Até agora, elaborei nove atividades e já realizamos 3 delas. A partir de hoje devo publicar algumas delas aqui no blog.

Como apresentei o assunto

Sentei no chão para brincar com eles com alguns brinquedinhos. Em um determinado momento, comecei a posicionar os brinquedos de maneira que eu pudesse perguntar onde eles estavam e obter respostas com palavras de localização: em frente, atrás, ao lado, de frente, de lado, de costas, em cima, embaixo, dentro, fora, no meio e entre. As fotos abaixo ilustram o que fiz.

Na frente, atrás; primeiro, último
No meio, no centro, na frente, atrás, ao lado, entre
De frente
De costas

Eles se engajaram na atividade: responderam às perguntas, pediam para responder se o irmãozinho não sabia, posicionaram os bonequinhos cada um a seu modo e fizeram perguntas um para o outro. Eu gostei de como a coisa se desenvolveu.

No final, pedi para eles se retirarem do quarto e reorganizei os bonecos, removendo e acrescentando alguns brinquedos para ter um efeito surpresa. Quando eles retornaram ao quarto, fiz perguntas para verificação. A cada resposta correta, eles ganhavam um “toque aqui”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.