Minha pequena de 3 anos está terminando de estudar as vogais e começando encontros vocálicos. Já a de 5 anos está revendo o alfabeto, pois agora aprenderá a escrita cursiva. Para reforçar o conteúdo ministrado e animá-las a continuar empenhadas, fi-las preencher murais com mini flash cards de figuras.



A mais velha enchia os saquinhos de letras do seu mural com os cartõezinhos a cada 5 consoantes estudadas, sempre começando pelo A. Cada cartãozinho tinha uma figura e seu nome escrito no verso com a sílaba inicial em destaque. A atividade se baseava em colocar um montante desses flash cards em seus devidos lugares. Ela deveria ver a figura, nomeá-la, identificar a letra/sílaba inicial e então colocá-la no seu espaço no mural. Caso tivesse dúvidas, ela podia recorrer à escrita no verso.

Já a menor de 3 anos, preencheu seu mural de vogais somente quando terminou de estudar as cinco. Dei vários cartõezinhos de animais com seus nomes sem a vogal inicial e fi-la completá-los antes de sair distribuindo-os.
Essas atividades focaram na associação do nome da letra com sua grafia. No próximo post, mostrarei uma outra que cria conexões entre grafia e som (pronúncia).

Ganhamos os murais da minha mãe, que passou a valorizar e a contribuir com ideias e recursos para nosso estudo.