Para revisar os números nessa semana, resolvi aproveitar o sol e o calor que fazia e bolei algo para brincarmos fora de casa.

Círculos numerados no chão da garagem de casa

O objetivo da brincadeira era fazer as crianças dizerem os números e/ou somá-los dependendo da idade e do conhecimento da criança, em português ou qualquer outro idioma.

A preparação é simples

Com giz colorido, desenhei vários círculos no chão da garagem e os numerei. Deixei um cantinho separado para tomar notas dos pontos (também podia ser em caderno, folha, etc). Desenhei 3 marcas de partida nos arredores da área onde desenhei os círculos. Por fim, peguei um kit de bolas de um outro jogo chamado Petanca.

Marcas de partida desenhadas no chão

Regras fáceis de seguir

Uma criança se posiciona numa das marcas com um bola em mãos. Ela deve jogar a bola como se fosse boliche, sem quicar. E deve fazer de uma maneira que a bola passe pelo maior número de círculos numerados possível. Os números nos círculos correspondem aos pontos que a criança acumula. No meu jogo, fizemos 3 rodadas.

Por exemplo, se numa primeira vez, a bola de uma criança passa sobre os círculos de números 1, 6 e 13, ela obtém 20 pontos. E numa segunda rodada, ela consegue atingir os círculos de números 2, 4 e 17, ela obtém 23 pontos. E assim por diante.

Bola sobre círculo de número 8

Conforme a bola vai passando pelos círculos, a criança vai falando os números em alta voz. E depois que a bolinha terminou sua viagem, a criança deve repetir os números e dizer o resultado da soma deles. Lembrando que isso pode ser feito em outro idioma.

Como eu escrevi no início, eu anotava com giz no chão os números de cada criança. Isso me permitiu fazer uma revisão geral final com todos os pequenos juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.