Bola acertando pinos de boliche.
Strike!!!

Nada melhor do que unir os estudos ao lazer. Por isso meus filhos não reclamaram quando sugeri boliche para praticar adição e multiplicação. :)

Peguei o kit de boliche das crianças e numerei os pinos de 1 a 6. Depois, arranjei um espaço de superfície comprida e lisa para o jogo e marquei as linhas de arremesso no chão; a marca mais distante dos pinos para os maiores e a mais próxima para os menores. Somente depois dessa arrumação ditei finalmente as regras.

O jogo seguiu as regras básicas do boliche: tentar acertar os pinos com uma bola. O diferente do nosso jogo era que cada participante só jogava a bola uma vez, e não duas como é o normal. E que seriam 3 rodadas e não 10. Isso por si só seria suficiente para meus filhos se divertirem.

Partindo desse interesse, incrementei o jogo de boliche para praticar adição e multiplicação. Para tanto, bastou dizer que os pontos seriam a soma ou o produto dos números derrubados, o que dependia da idade e do conhecimento da criança. Os menores somavam, os maiores multiplicavam.

Kit de jogo de boliche e quadro branco para marcar a pontuação

Marcamos tudo num quadro branco e ao final de três rodadas saíram dois vencedores, um da adição e outro da multiplicação.

Nós achamos o kit de boliche em um brechó, mas pode-se brincar com garrafas pet ou confeccionar seu próprio kit. Tem muita ideia legal na internet, como, por exemplo, esse site aqui mostra.

Eu tinha a intenção de fazer a pista com tapetes de ioga com luzes de árvore de natal nas laterais e projetar a pontuação na parede, mas nesse dia minha filha não estava muito bem de saúde e resolvi não gastar muito tempo nessa arrumação. Porém, vale a pena deixar a ideia aqui. Eu acho que ia ficar bem legal.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.