Eis aqui um joguinho empolgante com cartas de baralho para revisar e reforçar multiplicação de 1 a 11.

Dupla compete multiplicando os números das suas cartas de baralho

Preparação

Uma dupla de jogadores deve ter um deck de cartas cada. Então, cada um retira do seu deck as quatro rainhas (Q) e os quatro reis (K), equivalentes aos números 12 e 13, respectivamente. Isso potencializará um jogo mais rápido e emocionante. Uma vez feito isso, os jogadores embaralham suas cartas, as seguram viradas para baixo e se posicionam um de frente para o outro.

Regras

Ao som indicativo (um apito ou um mero ‘já’, por exemplo), os jogadores devem pôr a primeira carta do seu deck na mesa virada para cima e rapidamente resolver a multiplicação dos números das duas cartas. O que primeiro responder corretamente marca um ponto. O objetivo é, primeiramente, revisar e reforçar a multiplicação de 1 a 11 para auxiliar na automatização dessa operação; e depois, claro, acumular o maior número de pontos para ganhar o jogo e levar o prêmio. :)

Sugestões

Para manter o jogo ágil e animado, aconselho que haja uma terceira pessoa para ditar o ritmo, ou seja, indicando o momento que a dupla deve baixar suas cartas, e para marcar os pontos; assim, a dupla mantem as cartas nas mãos todo o tempo e não pausa o jogo para tomar nota da pontuação.

Se você quer criar uma atmosfera ainda mais competitiva, sugiro criar rodadas ou sets (como no vôlei ou tênis). Para tanto, basta dividir os decks em três partes e jogar 3 partidas curtas com intervalo entre elas. Ganha o melhor de 3.

Finalmente, pode-se praticar a soma dos números ao invés da multiplicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.