Teclas de piano numeradas
11, 12, 13 e 15 são os números problemáticos

Os números 11, 12, 13 e 15 em inglês estão dando trabalho para meu filho de 6 anos. Ele sabe a ordem em que estão e a quantidade que cada representa, mas não consegue memorizar seus nomes no outro idioma.

Por causa dessa dificuldade tenho proposto diversas atividades que focam exclusivamente na memorização e pronúncia desses números.

Uma delas foi montar um slide show com figuras repetidas. (Anexo abaixo) Para cada imagem, ele tinha que contar desde o número 1 até 11, 12, 13, 14 ou 15 em inglês. No começo ele precisou de ajuda para lembrar do 11, etc, mas depois conseguiu fazer os últimos cinco slides por si só. A atividade agradou, mas a seguinte agradou mais.

Teclas numeradas

Antes de ir pro teclado, praticamos no quadro.

A atividade consistia em apertar a tecla cujo número eu dizia e assim ir compondo alguma música. Eu só apresentei a atividade com um ou dois exemplos. Foi uma das minhas filhas mais velhas que levou a atividade. Como ela sabe tocar algumas músicas no teclado, ela dizia os números em uma ordem que ao final compunha uma música e que meu filho podia reconhecer. Essa primeira abordagem foi para ele lembrar das pronúncias. Ela dizia e ele teclava.

A segunda abordagem foi o contrário. Ele devia falar os números. Levou um tempo para ele desenvolver confiança e agilidade, mas eles gostaram tanto que passaram tempo suficiente para ele memorizar os números e produzir uma musiquinha.

No dia seguinte, ele conseguiu lembrar do 11, 13, 14 e 15. O 12 precisa de mais trabalho!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.