Jogo de bingo para uma revisão de matemática

Para uma revisão das operações matemáticas para minhas filhas no terceiro e quarto anos, usei o nosso jogo de Bingo. Não para preencher as cartas, mas para sortear as equações usando o globo e as bolinhas numeradas.

Objetivo

O objetivo principal da revisão era praticar a resolução de contas mentalmente usando as dicas que elas vêm aprendendo desde o primeiro ano.*

Preparação

Com a ajuda do meu filho mais velho, elaboramos uma tabela com 90 equações alternando as 4 operações. Por exemplo: 24 + 16; 78 – 9; 15 x 6; 80 / 5. Apesar da atividade focar na resolução mental das operações, eu disponibilizei uma folha em branco e um lápis para cada uma, caso necessitassem fazer a conta no papel. E usei meu celular para marcar o tempo.

Execução

Alternadamente, cada mocinha girava o globo e tirava uma bolinha numerada. Eu, então, verificava na tabela a equação identificada pelo mesmo número e a mocinha da vez tinha 1 minuto para resolvê-la. 1 minuto acabou sendo muito… elas resolviam muito antes do tempo acabar, mesmo quando precisaram no papel.

90 não foi sem querer. Para reforçar bem o assunto, eu quis estender essa prática por alguns dias. Por isso, jogamos esse bingo três vezes num intervalo de duas semanas. Cada vez, sorteamos 30 operações.

* Há inúmeros sites e vídeos na internet ensinando dicas de resolução das operações matemáticas mentalmente. Aqui estão apenas dois dos vários vídeos que eu encontrei: técnica de adição e de subtração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.