Um dia desses estava num daqueles momentos – muuuuito cansada, querendo entreter as crianças com algo que não tivesse tela, que divertisse ao mesmo tempo que desenvolvesse algo a mais. Lembrei do tangram! Perfeito para a ocasião.

Folhas de tangram impressas
Fui na internet, selecionei as imagens que queria, montei num editor de texto para não desperdiçar papel e imprimi 8 tangrans.
Tangrans cortados
Cortei cada um e obtive 8 sets, um para cada criança mais extras se houvesse necessidade.
Sugestões de figuras de tangram
Também da internet, escolhi algumas figuras, cortei-as e escrevi o nome da coisa, animal ou situação no verso de cada imagem. Assim, a criança teria duas opções: imagem ou palavra.
Figuras a serem feitas com os kits de tangram
Na opção de jogo mais simples, a criança olhava uma imagem e montava de acordo com o que via. Na opção mais desafiadora, a criança lia uma palavra como opção de montagem, criava por si própria e depois verificava as semelhanças e/ou diferenças entre a figura proposta e a que ela criou.
Barco de tangram
Como era esperado, os mais novinhos escolheram copiar imagens e os mais velhos preferiram a opção mais desafiadora. Dentre esse segundo grupo, nenhuma montagem saiu exatamente como a proposta!

Como acontece muitas vezes, a brincadeira se estendeu. Primeiro, eles desafiaram um ao outro: quem vai fazer a figura mais parecida? E depois partiram para algo mais independente: quem adivinha o que eu fiz?, onde um criava algo totalmente diferente do que estava entre as figuras propostas para os outros adivinharem.

One Reply to “Tangram: diversão, cognição e criatividade”

  1. Que legal… Gostei muito dessa dica. Irei adicionar aos exercícios da rotina no Cronograma de Gael.
    Estou adorando acompanhar e receber as dicas de estimulação precoce, principalmente porque consigo acompanhar pela idade. Se puder… e tiver sugestões, gostaria muito de ideias para estimulação da linguagem e fala… tenho dificuldade em encontrar exercícios lúdicos para intervenção precoce na linguagem. beijos, amando tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.