Pratos emotivos

O almoço para minha família é importante. Não por causa da rotina do dia ou da comida, mas por causa da reunião familiar. Pai,  mãe e filhos ao redor da mesa conversando, compartilhando experiências, contando piadas e muitas vezes pai/mãe corrigindo filhos e irmão corrigindo irmão. 

Nada de telefone, livro ou brinquedo! Mas, garanto, é um momento de pura diversão, pois fazemos alguns joguinhos orais durante a refeição. São jogos que envolvem vocabulário, memória, adivinhação, descrição, criatividade, velocidade, música, conhecimentos gerais e nem sei mais o quê. Nunca os cataloguei, mas quem sabe um dia começo a anotar e faço uma lista. Dou alguns exemplos.

  • Tem os mais populares como o “Fui na feira e comprei…” (ou a qualquer outro lugar!) ou o de adivinhar qual a música pelo la-la-la. Gostamos muito do “adivinhe quem sou eu” fazendo perguntas de sim ou não.
  • Também fazemos o de sequência de palavras, onde a palavra seguinte precisa começar com a última letra da palavra anterior.
  • Já exploramos adjetivos. Alguém diz o nome de uma pessoa, personagem, ou coisa (por exemplo: Chapeuzinho Vermelho) e cada um precisa dar um adjetivo (uma qualidade ou defeito) para essa pessoa ou coisa (no exemplo dado: corajosa, ingênua, desobediente, etc).
  • Outro é dar uma palavra e as crianças darem seu significado, sinônimo, antônimo ou a tradução para outro idioma.
  • Um dia meu marido preparou uma lista de músicas temas de animações famosas e eles precisavam identificar o filme. Enquanto comíamos, a lista de música rolava e a gente tinha que adivinhar de que filme era.
  • Terminar o provérbio é outro joguinho que nos anima muito. Sai muita coisa engraçada.

Vale a pena ressaltar que sempre adaptamos todos esses jogos, mudando o tema ou uma outra regra, às vezes tornando-os mais desafiadores, outras vezes amenizando-os para os mais novinhos.

Para mim, esses joguinhos são muito válidos. Eu podia listar uma série de vantagens inerentes aos jogos e competições, como disciplina e respeito pelo outro, mas o que eu queira mesmo compartilhar hoje é o bem que esses momentos contribuem para a melhor interação familiar.

One Reply to “Almoço com diversão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.