Exemplos de fichas do meu kit.

Folhando livros didáticos antigos, reparei na quantidade de figuras que eu não pensava em usar para algum objetivo específico. De repente, me veio uma ideia.

Confeccionei várias fichas com 2 ou 3 figuras tiradas de livros didáticos usados dos mais variados temas: seres-vivos, animais, obras de arte, comida, profissões, etc. Essas cartas são super versáteis porque cada uma serve para múltiplos temas.

A ideia básica é mostrar uma carta para a criança ou crianças e fazer uma pergunta. A criança deve bater na imagem que responde à pergunta. Se são duas ou mais crianças se transforma em uma competição. Quem bater primeiro na imagem, marca um ponto.

Meu kit de cartas tem unidades dos mais variados temas. Eis alguns exemplos abaixo:

  • da natureza ou não
  • ser vivo ou ser não-vivo
  • urbano ou rural (cidade ou campo)
  • animais
  • objetos
  • comida, frutas
  • profissões
  • arte, entre outros

O interessante é que o tema não delimita o uso da carta. As de fruta, por exemplo, também já usei para ensinar cores tanto em português quanto em inglês. As que inicialmente confeccionei para ensinar características de animais (doméstico, mamífero, ovíparo, etc) acabaram me servindo para reforçar o alfabeto (Qual animal tem o nome que começa com letra tal?). As que fiz para lembrar seres-vivos e seres-não-vivos também foram usadas para explorar rimas (Que figura tem o nome que rima com…?).

E não é só na versatilidade de temas que as cartas nos ajudam. Também podemos explorar diferentes níveis de dificuldade, dependendo da pergunta que se faça. Por exemplo: para uma carta com duas frutas, pode-se perguntar desde “Qual é a maçã?”, passar para a cor “Qual a vermelha?”, talvez em inglês também. Depois seguir com o alfabeto e sílabas: “Qual começa com M?”, “Qual tem 2 sílabas?”. E assim por diante: mais vocabulário “Qual a fruta da macieira?”, “Qual é a fruta ácida?”, etc. É você quem dita a utilidade da carta. Dependerá da sua criatividade e necessidade.

Cartas com 2 imagens diferentes
Cartas com 2 imagens diferentes do tema Cidade x Campo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.