Mais uma dica para a turma da fraldinha: brincar de arco-íris de papel crepom. Deparei-me com esse passatempo bacana para distrair e divertir os menores anos atrás no site Having Fun at Home.
A brincadeira original descrita no site é cortar e pendurar várias tiras compridas e coloridas de papel crepom, de forma que lembre as cores do arco-íris, num lugar de passagem, como uma porta, por exemplo, e fazer as crianças pularem através delas. É um barato! A primeira vez que preparei a brincadeira para meus pequenos foi surpresa. Lembro dos seus olhinhos arregalados e curiosos quando viram aquela cortina colorida no meio do corredor.

De lá pra cá, já fizemos várias vezes. Tento variar um pouco para poder ainda causar algum impacto. A última vez, preguei as tiras na mesa e deixei eles brincarem debaixo dela. Os menores adoraram – brincaram de um monte de coisas, de casinha à piñata-viva (não consegui entender direito essa parte. Acho que minha capacidade imaginativa já não acompanha mais as deles…). As tiras acabaram atraindo a atenção dos mais velhos também. Eles começaram arrancando as tiras da mesa e colocando-as na cesta de basquete para fazerem shuá; depois, brincaram de serpentina: enrolavam uma tira para abri-la no ar; a seguir, foi a vez da brincadeira do confete: eles picotavam as tiras em pedacinhos, juntavam um monte num balde, então, um deles subia no sofá e virava o balde cheio de papel sobre as cabeças dos outros… Enfim, rendeu muito mais do que eu esperava.

No final, tava uma bagunça! Mas até que foi bem simples de limpar e arrumar, pois era só papel espalhado. Aliás, foram eles que arrumaram…