Pizza: preparando a massa

Para dar início à semana dedicada a atividades entre irmãos, escolhi uma que envolve processos e colaboração: fazer pizza juntos.

Sem dúvida alguma culinária é algo muito atraente para crianças: meter a mão na massa, se melecar, etc. Eles rapidamente responderam “SIIIIM!” ao meu convite. Mas, que também não nos iludamos: deu trabalho. A façanha causou uma certa bagunça e ficar todo o tempo lembrando os menores dos seus limites me estressou um pouco.

Porém, foi um belo trabalho em equipe. Os mais velhos dividiram as tarefas do processo em comum acordo. Depois, cada um foi para seu lugar ou esperou sua hora de agir tranquilamente ao mesmo tempo que ajudam os menores a participarem de tudo com eles.

Pizza: Colocando o molho
Pizza: decorando a pizza de presunto
Pizza: decorando a pizza de calabresa

O final já conhecido agradou a todos: 4 pizzas saborosas de que todos puderam desfrutar merecidamente.

Assando a pizza

A ideia de agrupar atividades voltadas a irmãos foi inspirada no livro The Siblings’ Busy Book, escrito pelas irmãs Lisa Hanson e Heather Kempskie. Faz muito tempo que o li, mas até hoje me fornece ótimas sugestões. As atividades me agradam porque são precisamente pensadas para um grupo de crianças (3 ou 4, digamos) e adaptáveis a crianças de idades diferentes (meu caso). As autoras mostram como explorar uma ideia simples de várias maneiras, explorando níveis diferentes de tema e de complexidade. Infelizmente não achei a tradução para português. Para àqueles que leem inglês, recomendo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.