A brincadeira que vou descrever aqui é bem simples de elaborar e de executar. Usei cones (que você pode confeccionar, se quiser), escrevi perguntas em tiras de papel e usei meu celular para tocar música. E nada mais.

Crianças na frente dos cones em círculo

Posicionei os cones formando um círculo. Coloquei pelo menos um cone para cada criança que ia brincar, primeiro, porque eu não queria briga e, segundo, porque não era uma competição.

As perguntas focavam assuntos estudados ao longo do ano letivo de uma determinada matéria. Cada pergunta era escrita em uma tira de papel, que, por sua vez, era dobrada ou enrolada. Depois, “escondi” as perguntas debaixo dos cones.

As regras do jogo eram assim: Enquanto a música toca, as crianças correm ao redor dos cones (na parte de fora do círculo). Quando a música pára (como na brincadeira das cadeiras), cada criança deve estar na frente (ou ao lado) de um cone e pegar uma pergunta “escondida” embaixo dele. Ela deve lê-la em alta voz e respondê-la. Se não souber a resposta ou errar algum detalhe, os outros podem ajudar.

Crianças correm ao redor dos cones até música parar

Fizemos umas sete rodadas. Na hora das perguntas, precisei impor um pouco de ordem porque todo mundo começou a ler suas perguntas na mesma hora e ficou incompreensível. Decidi que eu indicaria quem deveria falar. Segui ordem diferentes para cada rodada – numa, comecei pelos mais novos; na outra, pelos mais velhos; numa terceira, pelas meninas; na seguinte, pelos meninos; e assim por diante. Eles se divertiram bastante, tanto em correr quanto em responder às perguntas.

Criança pega pergunta debaixo do cone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.