Costumo fazer adaptações nos textos e exercícios dos livros didáticos dos meus filhos. Minha principal intenção é transformar em algo mais interessante, que aguce a curiosidade dos meus pequenos e que os leve a pensar mais. Vários são os tipos de atividades que crio. Aqui compartilho alguns.

Esse ano, minha pequena de 5 anos está revendo todo o alfabeto e sendo apresentada a caligrafia cursiva. No exercício acima, por exemplo, acrescentei as sílabas na cursiva para ela cobrir e associar à grafia ….

Para a re-apresentação do acento agudo ao meu filho, bolei uma atividade (em cima da explicação do livro) que o levasse a perceber o símbolo e a lembrar seu uso. Primeiro, escrevi numa folha de papel orações incompletas baseadas na figura do livro. Colei essa folha na página do livro de forma que escondesse as informações contidas ali (como mostra as fotos acima e abaixo). Para finalizar, substituí o título por instruções. Meu pequeno deveria preencher essas lacunas com um vocabulário simples, previsível e já conhecido por ele, e finalmente, notar que todas levavam o mesmo acento. Somente depois de tal análise, ele leu a explicação e os exemplos do livro.

Em História, quis suscitar o tema “Mudanças com o tempo” instigando o raciocínio dele. Tampei a palavra tempo do título (como mostra a foto abaixo) e pedi para que ele observasse as três sequências de imagens e notasse o que todas mostravam. E, aí ele completaria a frase com a palavra-chave!

Já em Ciências, estudamos as partes das árvores observando uma no nosso quintal. Após muito falarmos sobre a árvore, no dia seguinte fizemos um exercício no livro: o texto ilustrado do livro que servia de apresentação foi transformado em exercício de revisão! Com líquido corretivo, apaguei os nomes das partes para que ele completasse as descrições.
